A Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, segue empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Durante este período de calor intenso, quando há maior incidência de casos da doença, as ações de controle e prevenção foram intensificadas, visando manter o município livre de surtos.
O último caso confirmado de dengue em Santo Ângelo foi em 14 de novembro de 2024. Em 2025, até o momento, foram 11 notificações, sendo 7 descartadas e 4 em investigação. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Stan, as equipes estão atuando para manter os números baixos.
Entre as ações realizadas está a aplicação de inseticida, popularmente conhecido como fumacê. “Estamos aumentando o número de quarteirões atendidos diariamente, com duas equipes circulando conforme a demanda. Intensificamos ainda as visitas, mutirões de limpeza e palestras”, afirmou o coordenador.
A população também tem papel fundamental na prevenção. Rodrigo orienta sobre a importância de evitar o acúmulo de água em terrenos, pátios e recipientes, além de denunciar possíveis focos do mosquito, como casas ou terrenos abandonados através do telefone da Vigilância Ambiental: (55) 3312-0187.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Santo Ângelo