URI Santo Ângelo recebe comitiva de vereadores para discutir andamento do curso de Medicina
Na tarde desta terça-feira (15), a direção da URI Santo Ângelo recebeu uma comitiva de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Jonatas Toledo. O encontro teve como objetivo levantar informações sobre o processo de implementação do curso de Medicina na Universidade e selar o apoio do Legislativo ao projeto.
Os anfitriões da reunião foram a Diretora-Geral Berenice Wbatuba, acompanhada do diretor acadêmico Carlos Lemos e do diretor administrativo Gilberto Pacheco. O presidente do Legislativo esteve acompanhado dos vereadores Carlos Gromoski, Francisco Medeiros, Rosani Stocker, Andréia Bernardi, Cristian Fontella, Lorenzo Tonetto e Adolar Queiroz.
Durante a reunião, Jonatas Toledo destacou o interesse do Legislativo em acompanhar de perto os trâmites para a concretização do curso de Medicina, evidenciando que a Câmara Municipal está mobilizada para apoiar a URI nesta empreitada estratégica para Santo Ângelo e a região das Missões.
Os diretores da URI apresentaram o processo de construção do projeto acadêmico do curso de Medicina, com base no edital nº 1, de 4 de outubro de 2023, que regulamenta o pleito para abertura de novos cursos na região das Missões. De acordo com a proposta, o curso terá 60 vagas, com reserva para cotas sociais, como o ProUni, além de ações afirmativas voltadas para critérios étnico-raciais e pessoas com deficiência, cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Outro ponto detalhado foram os investimentos necessários para a habilitação do curso, que incluem: A formação de profissionais da rede de atenção à saúde; Construção e/ou reforma de serviços de saúde; Aquisição de equipamentos para a rede; Concessão de bolsas para programas de Residência Médica nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria.
O encontro também serviu para manifestar a preocupação com os atrasos no cronograma do Ministério da Educação. Inicialmente prevista para 26 de junho deste ano, a divulgação do resultado preliminar das instituições habilitadas foi adiada para 10 de outubro de 2025. A homologação final, antes agendada para 29 de agosto de 2025, só acontecerá em 30 de março de 2026.
No Rio Grande do Sul, 11 regiões estão na disputa por quatro indicações permitidas pelo edital. Das 19 instituições habilitadas no Estado, nove regiões seguem sendo tratadas como prioritárias.
Jonatas Toledo reforçou o comprometimento do Legislativo em mobilizar forças políticas para garantir que Santo Ângelo e a região das Missões sejam contempladas com o novo curso de Medicina. “Estamos juntos com a URI nesta causa, e a Câmara Municipal está alinhada na articulação política necessária para que o resultado esperado seja alcançado”, declarou o presidente.
A reunião reafirmou o empenho conjunto da URI e do Legislativo em fortalecer a educação e a saúde na região, em benefício da comunidade local.