TANIA LEDUR
Impasse diplomático entre Brasil e Argentina trava assinatura de contrato da ponte internacional em Porto Xavier
Por Administrador
Publicado em 28/07/2025 09:35
NOTICIAS EM GERAL .

 

Impasse diplomático entre Brasil e Argentina trava assinatura de contrato da ponte internacional em Porto Xavier

 

O início da construção da ponte internacional entre Porto Xavier (RS), no Brasil, e San Javier, na Argentina, sofreu novo adiamento. Apesar da licitação já homologada e da empresa vencedora definida, o contrato não foi assinado devido a um impasse diplomático que envolve diretamente a Comissão Mista Binacional (Combi), responsável pela coordenação técnica do projeto entre os dois países.

 

Na última sexta-feira, 25 de julho, Ovídio Kaiser — secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier e coordenador regional da Associação dos Municípios das Missões (AMM) para o projeto da ponte — confirmou que a parte argentina alegou não ter sido formalmente comunicada pelo governo brasileiro sobre os termos do novo edital publicado em dezembro de 2024. Por conta disso, a assinatura foi suspensa, até que esclarecimentos formais sejam prestados à Argentina.

 

Kaiser relatou, em entrevista à Rádio São Luiz, que tomou conhecimento do impasse em junho, durante um evento em Porto Alegre. Desde então, manteve contato direto com o Ministério dos Transportes e com o Itamaraty, que confirmaram falhas na comunicação diplomática, admitindo a ausência de uma notificação oficial ao governo argentino. A situação agora depende de uma nova rodada de reuniões técnicas bilaterais para reavaliar o processo.

 

Histórico da obra

 

A construção da ponte é uma demanda histórica da região missioneira e estava prevista para iniciar em 2026. A primeira licitação, em 2022, foi cancelada após a crise financeira da empresa vencedora. O novo processo licitatório, concluído em março de 2025, escolheu o consórcio liderado pela construtora Revelli S.A., de origem italiana, com mais de 25 anos de atuação no Brasil.

 

A obra foi orçada em R$ 214 milhões, com recursos 100% do Tesouro Nacional, sem contrapartida da Argentina. O projeto prevê uma estrutura de aproximadamente 1.000 metros de extensão, com elementos inspirados na arquitetura das Missões Jesuíticas, interligando a BR-392, do lado brasileiro, à Ruta Nacional 121/14, do lado argentino.

 

Mobilização para reverter o impasse

 

Na tentativa de contornar a situação, uma comitiva de lideranças locais — coordenada por Kaiser — esteve em San Javier no último dia 24 de julho. O encontro, embora informal, contou com apoio de autoridades da província de Misiones, que se comprometeram a intermediar o diálogo junto aos técnicos do Ministério dos Transportes da Argentina.

 

Além disso, Kaiser mantém contato direto com o diplomata Felipe Lemos, chefe da Divisão Brasil-Argentina no Itamaraty, e articula uma nova reunião bilateral para retomar oficialmente o processo.

 

A assinatura do contrato, que estava prevista para junho, agora segue adiada sem data definida, o que pode impactar o cronograma original e atrasar o início das obras.

 

 

---

 

Fonte: Redação da Rádio Web Cadeira Cativa, com informações da Rádio São Luiz.

 

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.

 

Estou usando o aplicativo da rádio:

https://radiowebcadeiracativa.com.br/

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!