TANIA LEDUR
Argentinos gastam bilhões em compras no exterior e agravam crise cambial
Por Administrador
Publicado em 06/10/2025 08:23
NOTICIAS EM GERAL .

Argentinos gastam bilhões em compras no exterior e agravam crise cambial

 

Analistas afirmam que o peso argentino está entre 20% e 30% supervalorizado em relação ao dólar, o que tem estimulado uma verdadeira corrida de argentinos às compras fora do país.

 

Em cidades como Santiago (Chile), é comum ver filas de carros argentinos carregados com televisores, geladeiras, roupas e eletrônicos. Segundo dados da Transbank, as compras feitas com cartões argentinos no Chile aumentaram 438% em 2025.

 

A estratégia do presidente Javier Milei de manter o câmbio estável para conter a inflação acabou tornando os produtos importados muito mais acessíveis para a classe média e alta, levando milhares de argentinos a cruzar a fronteira diariamente. Como o Chile cobra tarifas quase 30 pontos percentuais mais baixas do que a Argentina, comprar fora do país se tornou um negócio lucrativo — mesmo correndo o risco de pagar multas alfandegárias.

 

OUÇA RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA CLICANDO NO LINK AZUL.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

 

As autoridades argentinas intensificaram a fiscalização nas fronteiras, aplicando multas a quem ultrapassa o limite de US$ 300 em mercadorias. Ainda assim, viajantes afirmam que, mesmo com a penalidade, comprar fora continua mais barato do que no mercado local.

 

O fenômeno impulsionou um novo setor na economia informal: agências de viagem organizam “tours de compras”, influenciadores dão dicas de promoções e personal shoppers lucram trazendo produtos estrangeiros.

 

Com as eleições legislativas de outubro se aproximando e a perda de confiança dos investidores, Milei enfrenta o desafio de sustentar sua política cambial sem esgotar as reservas internacionais. Economistas alertam que uma desvalorização brusca do peso pode estar próxima, o que encerraria rapidamente esse ciclo de consumo no exterior.

 

Fonte: Agência O Globo / InfoMoney

 

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!